[ | quinta-feira, 17 de maio de 2012 | | 87 comentários ]

Brasil x Japão: Custo de vida


Esse é um assunto que muitos querem saber. É normal um estrangeiro chegar ao Japão e comparar os preços em Yen e moeda do país de origem. Quando cheguei aqui, também fiz isso e achava tudo caro. Mas para quem mora aqui não é bem assim, afinal você não pode equivaler o salário japonês com o brasileiro (espero que um dia isso mude).
Então resolvi fazer uma comparação dos preços em relação ao salário de cada país mas em porcentagem para terem uma ideia melhor de quanto determinada coisa ocupa no nosso orçamento:

Para isso usei o encarte do Supermercado Guanabara com validade de 13/05/2012 á 19/05/2012.
__________________________________________________________________

Comparando o preço do arroz 5 kilos:

No Brasil o saco de Arroz 5 kg (o mais barato do encarte) custa R$ 7,95
No Japão (Komagane) o saco de arroz 5 kg custa ¥ 1400 (cerca de R$ 35,00)

Vamos á porcentagem?!

No Brasil, levando em consideração que a pessoa ganhe R$ 600 reais ao mês, 5 kg de arroz custa 1,32% do salário.
Enquanto no Japão, levando em consideração que a pessoa ganhe ¥ 200000 ao mês, 5 kg de arroz custa 0,7% do salário.

Comparando o preço da Coca Cola 2 litros:

No Brasil a Coca custa R$ 3,49
No Japão (Komagane) a Coca custa ¥ 168 (aproximadamente R$ 4,25)

Vamos á porcentagem?!


No Brasil, levando em consideração que a pessoa ganhe R$ 600 reais ao mês, 2 litros de Coca custa 0,58% do salário.
Enquanto no Japão, levando em consideração que a pessoa ganhe ¥ 200000 ao mês, 2 litros de Coca custa 0,08% do salário.

Aluguel (preço varia de região para região):

Vamos supor que em alguma região do Brasil seja de R$ 300
E em alguma região do Japão custa ¥ 50000

Vamos á porcentagem?!

No Brasil, levando em consideração que a pessoa ganhe R$ 600 reais ao mês, a porcentagem seria de 50%
Enquanto no Japão, levando em consideração que a pessoa ganhe ¥ 200000 ao mês, a porcentagem seria de 25%

___________________________________________________________________

Então não tem como ficar equivalendo os preços do Brasil no Japão, os salários são totalmente diferentes logo as proporções também serão!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

87 comentários:

  1. Adorei, o povo acha que aí é tudo caro, mas não sabe a diferença imensa de salários!

    bjus!!!

    sou eu, Georgia do blog Japao pais do meu coracao, é que tô no perfil da minha filha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Georgia!

      Foi com essa intenção que fiz o post. A melhor forma de se comparar o preço das coisas entre Brasil e Japão é fazendo a porcentagem de gasto real no salário de cada país. Na verdade o custo de vida no brasil acaba sendo mais caro por causa do salário baixo que se ganha. No Brasil trabalhamos para sobreviver, na maioria dos casos, já no Japão é diferente. E vi que quando alguém pergunta á algum blogueiro como é o custo de vida aqui, eles acabam usando apenas a cotação, convertendo os valores, e a maneira mais correta seria a porcentagem.

      Bjs!!

      Excluir
    2. Diana vc é mto inteligente, pensa como eu, tu tem futuro como economista, e eu sempre achei estranho galera dizer q custo de vida ae é alto, porem sempre vai mtos brasileiros pra ae, vlw

      Excluir
    3. Obrigada! Eu via o pessoal no Brasil dizer que o custo de vida no Japão é alto mas se fosse assim não viriam tantos estrangeiros trabalharem aqui ^^
      As coisas no Japão são fáceis de se adquirir é só trabalhar pra comprar. Brasil e Japão são dois mundos opostos que um dia, espero se aproximarem.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. OMG! a Coca-Cola 2L custa custa ¥ 168-R$ 4,25, aqui perto de casa uma Coca-Cola 2L custa R$ 5,20 isso no mercado "quando esta em promoção" se comprar em qualquer mercadinho custa mais ou menos R$ 5,75! achei um lugar que vende por R$ 4,95 (E estou feliz kkkk') acredito que seja roubada! O_O
    KKK' como vc disse, aqui no Brasil acaba sendo caro por causa do salário baixo, aí pode ser um pouco mais caro, porem recebe um BOM salário $___$

    Ei Di por acaso vc sabe quanto ganha um professor aí no Japão? '-'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, onde você mora é ainda mais caro!
      Um professor começando na sua vida de ensinar os baixinhos ganha em média ¥ 200000 e esse valor vai aumentando conforme o tempo de profissão, idade, especialização e o grau escolar alunos (fundamental, ginágio, faculdade etc)

      Bjs

      Excluir
    2. kkkk' aqui e uma paulada mesmo! kkkk'
      NOSSAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!Eu vi no yahoo que ¥ 200000 equivale R$ 4.840,00 é isso mesmo?
      Agora que vejo que o professor do Brasil ganha pouco mesmo! vish, eu fiz estágio remunerado por um ano, quando estava no segundo ano e ganhava como "escraviária" digo estagiária R$ 120,00 e achava muito, ainda por cima! kkkk'
      Conheço professores que dão aulas para universitários ganha aproximadamente R$ 4.800,00 (Esses professores geralmente são os mais metidinhos) kkkk' nossa é bom saber, adoro o seu blog! :D

      BJS

      Excluir
    3. É isso mesmo, depende da cotação. ^^

      Excluir
  3. Ótimo post! Sempre afirmo isso: o custo de vida do Brasil é que é alto, não no Japão! Vê quanto é um eletrônico aqui e lá, e vê quanto se paga de imposto num carro aqui e lá. Pra ter as coisas no Brasil é muito difícil, muito demorado. Pra ter carro lá tem que ser rico! Aqui, com um mês de trabalho, dá pra pagar um carro básico à vista!
    Também sempre falo pro pessoal que pergunta: não basta converter, tem que comparar a realidade dos dois países. Aqui, é fácil ganhar R$ 4 mil por mês, lá raramente alguém tem um salário desses.
    Todos os meses, preparo os itens e pesquiso os preços do Aqui & Lá, da Revista Vitrine. Na maioria das vezes, os itens são mais baratos aqui do que lá. Mas quando se leva em conta itens básicos, como milho, desodorante e até escova de dentes, lá é mais barato. Mas se levar o salário em conta, aqui continua sendo mais barato! Imagina quanto deveríamos ganhar no Brasil pra levar a vida que levamos aqui no Japão... sem falar na qualidade de vida. Não tem nem comparação. Por isso que eu nunca mais volto pro Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Japão podemos ir no mercado e pegar o que estamos com vontade, já no Brasil tem que ir com calculadora pra ver se sobra dinheiro pra tal coisa. O salário é muito baixo e o imposto alto, aqui você consegue ter o que quer é só trabalhar. Deve ser por isso que o povo que está no Brasil pensa que quem está no Japão é rico, vê nas redes sociais que temos carros etc, mas na verdade não é bem assim. A qualidade de vida é ótima no Japão!

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. GANBATE O/
    sempre tive vontade de conhecer o país natal do meu pai _|¯|O
    energias positivas viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você tiver oportunidade venha pois é lindo!
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Olá Diana, parabéns pelo post. Estou aguardando o "zairyu" vir do Japão para dar entrada no visto. Em breve eu e minha esposa estaremos aí também. Temos muitas dúvidas e receios, mais seu blog está nos ajudando a termos uma melhor visão melhor do mundo que nos aguarda. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que estou ajudando alguém! como é minha primeira vez aqui no Japão então tento postar o que me chama atenção de diferente do Brasil.

      Obrigada pela visita! Qualquer dúvida é só entrar em contato.

      Excluir
  6. muito legal seu post Diana.
    Moro em nagoya e tenho amigos japas q vivem me perguntando os preços das coisas no Brasil.

    Como ja faz um tempão q nw volto nem tenho mais noção de preço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vindo para o Japão se perde mesmo a noção das coisas no Brasil, principalmente feriado rsrsrs
      As coisas parecem ser baratas no Brasil mas acho ilusão já que o salário dos brasileiros é tão baixo.

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  7. Porra meu, voce provou que em percentagem no japão é mais barato e no final diz que nao da para comparar???????????/
    Que bobeira eh esta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não disse que não dá pra comparar, disse que não dá pra equivaler. São duas coisas diferentes. A realidade japonesa é muito diferente da do Brasil.

      Acho que você não leu o post e nem os comentários, eu fui bem clara quando disse: "A melhor forma de se comparar o preço das coisas entre Brasil e Japão é fazendo a porcentagem de gasto real no salário de cada país."

      Equivaler significa ser do mesmo valor, ter a mesma força.

      Mesmo com sua má educação, obrigada pela visita!

      Excluir
    2. q cara imbecil!!tem q ser brasileiro msmo!!LLLol'pErcentagem'
      além de sem-educação é ANARFA!!hehe desculpe o trocadilho..
      Parabéns, ótimo post!!

      Excluir
  8. Olá Diana. Minha enteada tem uma grande vontade de um dia poder ir para o Japão. Ela ama a cultura. A festa de 15 anos dela eu e minha mulher fizemos com temática japonesa. Você poderia me tirar algumas dúvidas como: é fácil conseguir moradia? Quais os tipos de trabalho mais disponíveis ou mais fáceis de conseguir? Ela tem o sonho de ser desenhista de mangá pra alguma empresa daí, você tem alguma ideia se isso seria muito difícil? Ela tem noções muito básicas da língua japonesa (inclusive estamos pensando em colocá-la num curso) mas é possível sobreviver num primeiro momento com o inglês? Se puder me responder me ajudaria muito. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Li n opost aqui que para trabalhar no japão é preciso do visto de longa permanencia e ser descendente ou cônjuge de japonês e precisa de um parente morar no Japão.
    Tem alguma outra maneira de se trabalhar legalmente no Japão sem essa burocracia?
    Não me encaixo em nenhuma das exigências acima. auaushaushauhsa
    Muito obrigado, querida e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Diana! Então se um brasileiro não for descendente ou cônjuge de um japonês/descendente de japonês não há possibilidade dele residir e trabalhar no Japão? Não há nenhuma exceção?

      Excluir
  10. Olá Diana!
    Primeiro gostaria de parabenizar pela explicação, ficou muito clara!

    Bom gostaria de saber como é em relação a trabalho e visto ai no Japão, para brasileiros, no meu caso qualquer trabalho para inicio estava bom, sendo o suficiente para viver ai.

    Desde já agradeço.

    Att, Glauco Paes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana! No meu caso não sou descendente, mas realmente tenho interesse em viver no Japão. É possível conseguir visto de trabalho para viver ai, ou eles não costumam permitir estrangeiros?

      Excluir
  11. Diana! Bom Post, mas seria possível criar outros artigos sobre intercambio? Com cursos profissionalizantes, faculdades, cursos de idioma que os brasileiros podem fazer ai no japão? ou até mesmo curso de ferias

    ResponderExcluir
  12. Diana,
    o certificado de elegibilidade só é exigido para moradores classificados na região 2 do Brasil (estados que não incluem São Paulo, Mato Groso, Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro), no entanto e nissei que for trabalhar sozinho não precisa tirar o certificado de elegibilidade, mas se levar o cônjuge haverá a necessidade de tirar o certificado. Maiores detalhes no site www.itiban.tur.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não sou descendente e morava no RJ, vim para o Japão como cônjuge, então precisei do certificado. E na primeira tentativa ele me foi negado.
      Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  13. Olá Diana!
    Se for possível gostaria que me informasse se é difícil para um brasileiro conseguir um visto para fazer intercâmbio ai no Japão, e quanto me custaria para viver ai por um ano.

    Desdejá agradeço pela atenção.

    Bons posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpa a demora em responder!

      O visto de estudante é dado para quem se matriculou em algum curso no Japão, o melhor seria o que concede bolsa de estudos pois custeia parte da sua estadia. Infelizmente não sei qual é o custo para se passar 1 ano pois depende da cidade onde irá morar.
      No site do consulado japonês tem mais informações.

      Excluir
  14. Olá Diana, gostei muito do seu post, e ultimamente estou pensando muito em ir morar no japão, não pelo trabalho, mas pela qualidade de vida que se obtém ai, principalmente quando se é de um país em que se vive para trabalhar e sustentar a corrupção, a precariedade dos hospitais, a falta de respeito com os professores, e também pela falta de educação nas ruas (principalmente de onde sou), porém estou de início nesse sonho, ainda preciso entrar para uma faculdade e me especializar o quanto mais possível, aprender essa língua, e quem sabe assim conseguir me ingressar neste país maravilhoso, há controvérsias, sim, como todos os países tem os seus, mas comparando um país como o Brasil (que não é ruim, mas pode melhorar ainda mais) com o Japão, prefiro um lugar aonde poderei apreciar pela primeira vez coisas belas, e não aqueles esgotos que ficam por debaixo de ponte, bem, é isso, quanto mais estudar, mais longe conseguirei ir! :)

    Ah, se puder, me diga, como consegue permanecer por ai? Eu andei lendo em alguns sites, e diziam que quem não é descendente de Japonês pode permanecer somente 3 meses, a não ser que vá para estudos ou trabalho, queria entender mais, porém as informações que obtive foram somente estas... desde já desculpa pelo texto enorme, e muito obrigado pela postagem que me esclareceu muita coisa sobre as condições salariais comparadas do Brasil com o Japão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar! Eu consegui o visto de longa permanência pois sou casada com descendente de japonês. Meu marido mora no Japão há mais de 20 anos.

      Excluir
  15. Adorei o post, já morei no Japão durante 4 anos, mas eu era muito pequena então não lembro muito dos detalhes em relação a economia e tudo mais. (fui com 4 anos e voltei com 8 anos). Enfim, agora estou com 20 anos e estou querendo voltar a morar aí, só que o problema é que não tenho meu visto e também queria levar meu namorado comigo, que em breve será meu "marido" mas para isso temos que esperar 1 ano quase para o visto dele sair, pois ele não tem descendencia. Ai estamos estudando algumas coisas. Sei que por causa da crise muita coisa mudou, mas ainda tenho uma enorme vontade de morar ai de novo.
    Não só por causa do trabalho como muitos já postaram ai, mas por causa da qualidade de vida mesmo. Temos privilegio de muitas coisas que aqui não Brasil não podemos ter né ? (:
    Enfim, queria saber uma coisa... Qual a média de custo dos alugueis ai ?
    Obrigada pelas informações, ajudaram muito. beeijos

    ResponderExcluir
  16. Oiiii Diana. *-*
    Nossa, adorei demais do post e principalmente do blog. Vc me tirou uma dúvida que me tirava do louco.
    Definitivamente tenho que ir para o Japão, mas ai que entra os problemas pq vi que tem que ser descendente de japones ou conjugue de um. Se tiver uma proposta de trabalho para o Japão, a pessoa pode morar ou fica só três meses?
    Ficaria muito feliz se vc tirasse essa minha dúvida e pode apostar que vou tentar sempre estar por aqui para ver os seus posts. Bjs *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ficar o período em que estiver trabalhando.

      Excluir
    2. Olá Diana.

      Você sabe de alguma maneira de ir ao japão sem ter parentes ou casado com japonesa?

      Estou querendo ir ao japão morar e procurei na internet e eles não tinha uma resposta certa para me dar, você que mora ai poderia me ajudar. Desde já obrigado.

      Excluir
    3. Sendo contratado por alguma empresa que tenha trabalhos no Japão ou sendo estudante.

      Excluir
  17. Ganhando em torno de 165 mil yenes por mês, sobra algum dinheiro para enviar para o Brasil. Obrigada. Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende das suas despesas (aluguel, alimentação etc).

      Excluir
  18. Muito bacana o site,eu juntamente com um amigo estavamos pensando em passar umas ferias no japao,ai nós olhamos a conversao de reais e yen e nos assustamos a diferença é muito alta.Enfim,gostaria de saber se juntassemos uns 30 mil reais daria pra passar quanto tempo ai no japao?Eo preconceito ai e muito alto?Pois e bastante comum se falad da xenofobia japonesa... nao espero estar sendo preconceituoso, mas isso e senso comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo máximo de permanência de um turista e de 3 meses e com esse dinheiro daria e sobraria para vocês ficarem esse período. Até hoje não sofri preconceito nenhum, o que acontece é que os estrangeiros que não sabem falar a língua, não se adaptam aos costumes etc abrem a boca para falar mal dos japoneses. Qualquer coisa já é motivo para dizer que é preconceito.

      Excluir
  19. gostei do seu blog, ele ajudou no meu trabalho sobre o japão vlw em :D

    ResponderExcluir
  20. Diana, dá para viver confortavelmente em NAGOYA ganhando cerca de US$6.000,00 por mês? Qual o valor médio de aluguel de um apartamento mobiliado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá e sobra mas não sei quanto é o aluguel em Nagoya.

      Excluir
  21. Diana, vc é muito inteligente e linda, eu sou fã do Japão, muito fã mesmo, tipo gosto muito dai, por causa dos animes, amo o Japão, sou muito novinho tenho apenas 16 anos, eu quero muito morar ai daqui uns 5 anos, tipo eu quero tirar um curso no IFG de Artes e virar um Mangaká ou pelo menos ser um assistente de um. Vc poderia me dizer quanto um artista mangaká ganha por mês? Mesmo que nao tiver jeito de eu trabalhar de artista quero trabalhar de qualquer coisa. Áá me fala, vc sabe falar japones, fluentemente? é dificil? Esclareca minhas duvidas porfavor.
    Arigatoo gosai massu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber um pouco mais sobre salário sugiro que leia: http://traducao-japones.blogspot.jp/2012/05/voce-quer-trabalhar-na-industria-de.html

      Eu não sei falar japonês fluentemente e muitos estrangeiros que moram no Japão não sabem nem o básico. Estou estudando japonês mas não é tão difícil pois convivo com japoneses na fábrica e no dia a dia. Eu sugiro que você estude bastante e tente uma das bolsas de estudos que o governo japonês oferece, é o melhor jeito de um estrangeiro, sem ser descendente, vir morar no Japão.

      Excluir
  22. ooi meu nome é Letícia tenho 14 anos e meu sonho é ir morar no Japão , eu sempre falo que quando eu fizer 18 anos vo ir morar no japão sozinha rs ' porque sou Brasileira mais amoooo demais o Japão não sei porque '-'
    Amei voc ter falado sobre o custo de vida ai , Bjos !

    ResponderExcluir
  23. Mais importante que tudo isso.
    Onde você achou essa Coca-Cola de 2l a R$3,50.
    Me fala agora :)
    Tem uns 3 anos que eu não pago menos de R$4,30 pela Coca :(
    O pessoal faz a conversão e acha que é caro, mais esquece que os salários são pagos em Yens ou dólares (no caso dos EUA) e que se ganha mais em Yens e dólares do que se ganha aqui.
    Colocando o salário brasileiro em horas dá R$3,52 por hora no Japão dá R$26,73 por hora.

    ResponderExcluir
  24. Olá tudo bem? Vc se casou por procuração? Como funciona isso? E como são os trabalhos para as mulheres? Quantas horas por dia?
    Se puder responder eu agradeço.

    Deh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu não casei por procuração. Trabalho para mulher é o que mais tem pois os salários são mais baixos (900 yen/hr). Geralmente mulher trabalha em kensa (inspeção de peças para achar defeito) mas nem por isso é trabalho leve, eu faço kensa de placa de componentes eletrônicos e é um trabalho pesado que até entortou minha coluna. As hrs de trabalho/dia varia de fábrica para fábrica, onde eu trabalho entra as 8 da manhã e sai ás 20 hrs todos os dias e com folga apenas no domingo.

      Excluir
    2. Seu marido veio para o Brasil se casar? É Aprovado casamento por procuração? Vc gosta da vida no Japão? Conseguiu se adaptar? Não sei se eu conseguiria....tenho receios.

      Excluir
    3. Eu conheci meu marido através de um jogo online, ele foi ao Brasil me conhecer, namoramos e casamos. Ele voltou para o Japão 1 ano após nosso casamento e eu demorei mais 1 ano e 3 meses para conseguir o visto. Só por eu ter conhecido ele através da internet, a imigração não gostou e não me liberava vir...por procuração é ainda pior! A imigração não tem liberado o visto para muitos filhos e parentes, imagina para quem casa por procuração. Eu adoro a vida no Japão, mas é totalmente diferente do Brasil. Os japoneses, principalmente do interior, são muito tímidos! A parte mais difícil da adaptação é o idioma mas hoje em dia entendo mais do que falo. O clima de Nagano, que é a província onde moro, é bem severo...outono, inverno e primavera é frio! Mas é um frio de verdade (- 10 ~ -19ºC), com vento congelando de fazer rachar os lábios!

      Excluir
    4. Oiii, eu conheci meu namorado aqui, namoramos quatro anos e ele foi pro japão faz um mes, não casamos pq eu fiquei com receio de ir, mas ficar longe é muito ruim e mudei de idéia, mas não sei se ele conseguirá vir pra casar pq foi faz muito pouco tempo....não sei como reverter essa situação. Qual seria a melhor alternativa?

      Obrigada pela atenção.

      Excluir
    5. O que preciso para o visto de turista? E a quantia em dinheiro quanto é e reais?Eu ficaria por um mes pois trabalho aqui no brasil. Posso ficar na casa do meu namorado?

      Excluir
    6. Para o visto de turista e dinheiro tem que se informar no site do consulado responsável pela sua região. Mas á princípio seu namorado deve imprimir uma carta de garantia e uma carta convite que tem no site do consulado japonês, e você pode sim ficar na casa dele.

      Excluir
  25. oi diana estou fazendo faculdade de pedagogia e vou fazer curso de japones, eu e meu namorado queremos ir pro japao ,posso trabalhar de professora ai? e por gentileza se vc souber o piso salarial do japao para professor me informe por favor. grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Trabalhar como professora em escola japonesa ou brasileira? O salario inicial em escola japonesa é de 200 mil yen.

      Excluir
  26. Oi! Diana Qual é a época daqueles festivais ai no Japão???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com hanabi (fogos de artifícios) é no Verão, principalmente em Julho, mas há festivais o ano inteiro no Japão. No inverno há festivais de luzes, no outono há momiji e na primavera há Sakura.

      Excluir
  27. ah é uma dinheiro legal, e aluguel quanto custa mais ou menos, amiga ja me matriculei no curso de japones semana q vem ja começo sao 2 anos assim q terminar irei pro japao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aluguel depende da cidade onde irá morar mas em media é 50 mil~60 mil yen.

      Excluir
  28. e esm escola brasileira quanto ganha ?

    ResponderExcluir
  29. Por ser estrangeiro sem descendência alguma, posso ir para o japão como turista e nesse meio tempo arrumar arubaitos legalizados? tipo trabalhar em bares, ser professor de alguma coisa como violão, yoga, inglês(tenho TOEFL)...existem vistos para isso ou quando dizem especialidade é só para profissionais com cursos superiores? se existe essa possibilidade, o visto expira em quanto tempo?


    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turista não pode trabalhar, não é permitido. No caso você está se referindo ao visto de trabalho, nesse visto você tem que ser convidado por alguma empresa do Japão para trabalhar nela mas para isso você tem que se destacar na sua profissão e exercer por um certo período.

      Excluir
  30. muito bom o post, em breve irei para o japão pela empreiteira itiban pela primeira vez, experiencia
    unica mas tenhos uns receios, mas enfim é um risco que vale a pena para quem almeja liberdade
    financeria. a parte ruim é ficar longe da familia. sem dor, sem ganho. (no pain, no gain).

    ResponderExcluir
  31. Que post ridículo. Desde quando todos os brasileiros ganham só 600 reais? A autora desse post está revoltada porque não conseguiu arrumar um bom emprego no Brasil e teve que ir morar no Japão trabalhar feita uma condenada morando em um cubículo.Então, pra compensar a frustração fica escrevendo posts ridículos como esse. Mesmo os pobres no Brasil são mais felizes do que os japoneses. Basta ver o ranking de felicidade da ONU. O maior problema do Brasil é a violência. Se não fosse isso seria o melhor país do mundo pra se viver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem é de 2012 e em nenhum momento falei que TODOS os brasileiros ganhavam 600 reais! Eu tinha um ótimo emprego no Brasil mas meu marido cresceu no Japão e por isso vim. Não trabalho feito uma condenada, trabalho o mesmo tanto que no Brasil porém ganho bem mais. Não moro em um cubículo, não acredite em tudo o que você vê nos meios de comunicação. Eu não sou japonesa e nem descendente, e posso lhe garantir que sou muito mais feliz vivendo no Japão do que no Brasil. Diga o que você achou ridículo nesta postagem? Você foi muito vago visto que apenas mostrei os preços e fiz contas matemáticas. A postagem foi uma simples relação entre o preço das coisas e se você se sentiu ofendido não posso fazer nada já que você foi o único quem tentou jogar as frustrações para cima da autora deste blog.

      Excluir
  32. oi diana, eu estava pensando em fazer uma faculdade ai no japao, e gostaria de sua ajuda, teria como vc me falar mais sobre as escolas e etc, tudo, é dificil um brasileiro entrar numa faculdade ai no japao. Talvez quando eu termina o terceiro ano, eu vá passar 3 meses de ferias aii ^^ queria saber mais de quando eu termina a faculdade, se eu possa ficar morando por aii num emprego ou eu tenho que voltar ao brasil.
    Obg a atençao e ficarei grato se me responder

    ResponderExcluir
  33. Olá Diana, td bem?
    Queria saber se dá pra manter um filho de 2 anos aí deboa? Eu e um marido estamos pensando em ir no começo do ano que vem, mas estamos com receio por causa do nosso filho..
    Já morei aí alguns anos, mas eu era sozinha e me mantinha, mas agr com filho eu gastaria com creche, uma boa alimentação pra ele pelo menos...rs
    E ouvi falar que tá ruim de shigoto por aí, isso é verdade? Estamos com medo tb de acabar ficando desempregados (vamos por emprego arrumado) e não encontrar outro emprego, caso a fabrica que estivermos nos mandar embora...
    Vc sabe me dizer qto em yens gasta num mês? Com aluguel, agua, luz, comida..enfim coisas indispensáveis para se viver...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não está tão ruim de shigoto não hein. As revistas sempre tem empregos principalmente para kensa. Por mês gastamos no mínimo 100 mil yen mas pq moramos em casa da prefeitura.

      Excluir
    2. 200mil ienes/mes vc acha pouco pra se viver no Japão?

      Excluir
    3. Obrigada pela visita! Dá para viver sim com essa quantia.

      Excluir
    4. Em 2016 irei pro Japão como mochileiro. Mas tb tenho interesse de ir a trabalho mais tarde. Da pra juntar alguma coisa com esse salário? Sonho em conhecer o leste asiático a partir do Japão

      Excluir
    5. Se você vem sozinho é bom trabalhar á noite pois ganha mais devido ao adicional noturno. Uma pessoa sozinha é difícil conseguir guardar dinheiro trabalhando de dia. 200 mil yen por mês dá para viver (pagar contas, sair etc) mas guardar dinheiro, só se você se privar de algumas coisas. Para guardar dinheiro o ideal seria um casal sem filhos e trabalhando de noite, pelo menos 1 deles, esse seria o meu ideal né...mas cada pessoa pensa de um jeito.

      Excluir
  34. bom dia Diana, gostaria de saber se com o salário de 1 pessoa do casal é suficiente pra se ter uma vida tranquila ai no Japão? por ex salário de professor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Dá para viver mas tendo uma vida modesta. É complicado apenas 1 trabalhar e esse 1 não ser japonês...digo isso pq os japoneses não tem limitações de arrumar emprego como nós estrangeiros temos, para nós sobra as fábricas pois é tido como um trabalho sujo e pesado. Se não há domínio da língua local, é muito difícil conseguir emprego em outra área.

      Excluir
    2. pergunto isso pois talvez consiga um emprego de professor, para dar aulas em colégios brasileiros ai! e caso tudo de certo, depois de me fixar ai pretendo levar minha esposa comigo e como não sei se ela poderia trabalhar ai tbm ficaria tudo a meu cargo, por isso a pergunta!

      Excluir
  35. oii queria sab se é dificil conseguir emprego em alguma fabrica do japão??
    ou se eu posso trabalhar de medica ai
    não sou decendente
    tem como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Se você for convidada á trabalhar no Japão então pode sim.

      Excluir
  36. achei legal mas tem algo que vc tinha que comparar antes de fazer isso que é o salario minimo no japão com o salario do brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como comparar pois o Japão não tem salário mínimo, há salário mínimo/hora em cada região japonesa, então o salário depende das horas trabalhadas por cada pessoa e onde ela trabalha.

      Excluir
  37. boas informacoes quando nao se temos nocoes nenhuma dai para aqui, vc sente falta ou saudades daqui nao veio mais aqui ou nao quer vir mais e terremotos sao fortes tem ai nao da medo e as comidas da para comer por causa de sabores preparos dai, o povo dai nos recebem bem sabe eu tenho esses receios pois gostaria de ir ate ai para passeio conhecer se possivel me de respostas obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto saudades de minha família e das comidas do Brasil. Mesmo tendo coisas importadas no Japão mas não tem o mesmo gosto! Fui no final de 2013 e fiquei pouco mais de 1 mês e confesso que senti falta de muitas facilidades e coisas básicas que existem no Japão. Eu não tenho medo de terremoto mas há pessoas que tem pavor, é como se um grande caminhão bem pesado estivesse passando...sabe quando treme as janelas etc..é mais ou menos essa a sensação. As comidas japonesas são muito gostosas então não tenho problema com isso. Os japoneses não são preconceituosos como as pessoas dizem, eles se interessam em te ajudar, principalmente na língua. Preconceito há em todos os lugares.

      Excluir
  38. Respostas
    1. Depende do tipo de serviço mas geralmente mulher ganha 900 yen e homem 1200 yen. O salário mínimo na província onde moro é 713 yen a hora.

      Excluir

A Carioca por e-mail

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner