[ | domingo, 19 de fevereiro de 2012 | | 6 comentários ]

Está rolando no Facebook uma imagem comparativa de como pessoas que nunca vieram ao Japão pensa que é e de como é a realidade.

Logo no avião, sobrevoando o arquipélago, a primeira imagem que tive foram os campos. No caminho para casa comi bento já que restaurante estavam fechados.


Parte da culpa está nos programas de tv mas ainda bem que existe o You Tube para mostrar a realidade.

Quem concorda com a imagem acima?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. não concordo muito não. tanto uma imagem como outra tá disponível pra todo mundo.mas o pessoal prefere por comodismo ficar nas imagens da direita então não podem reclamar...

    falar japonês, ninguém quer...nem se adaptar a cultura, aprender coisas novas, etc. sair da "zona de conforto"

    e a mudança, como tá indo? já tá no apato novo?
    boa semana!

    ResponderExcluir
  2. A 1° foto depende muito do lugar em que se vive. Devo ter passado(já perdi a conta) de 15 anos de Nagano-ken(Toyoshina, Hotaka, Matsumoto, Shiojiri, Minowa e Ina entre outros) e, apesar de gostar(do meu jeito), na medida do possível, daqui, digo que Nagano é a "treva"(uma personagem dizia essa palavra numa novela).
    A 2° foto, no meu caso, parece ser mais real.
    A 3°foto, mostra a realidade atual. Mas, num passado saudoso, e já distante, muita gente conseguia rendimentos superiores a R$10.000 trabalhando em fábricas. Atualmente, isso é utopia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Komagane e Ina é repleta de plantações. E é tudo tão demarcado, quadrado certinho, tudo alinhado...tão bonito de se ver!
      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Não concordo com a intenção de denegrir a qualidade de vida no Japão.
    É exatamente isso que o autor da foto tenta transmitir.
    O Japão é uma terra muito abençoada,o povo tem grande respeito pelos direitos de seu próximo e tudo funciona de forma eficiente e organizada.
    Deveria comparar as fotos da direita com os fatos e realidade do Brasil.No lugar de lindos campos com plantações de arros,há favelas e o povo mau educado,um barraco toca funk,outro pagode,outro música gospel,carros circulam com som altíssimo músicas cheias de palavrões.
    A segunda foto da direita,deveria ser comparada aos miseráveis "assistidos pelo governo brasileiro",jogados em rodoviárias e esquinas,vivendo como animais abandonados,principalmente nas grandes capitais,como Rio de Janeiro,onde moro,e São Paulo.
    A terceira foto,fala por si só.Mesmo em crise,o Japão oferece uma qualidade de vida muitíssimo superior ao Brasil.Mesmo que a oferta de emprego no Brasil tenha melhorado muito,a ganância de empresários e políticos inescrupulosos,faz com que,mesmo aqueles que estão empregados vivam longe de uma vida digna de trabalhador.Esta semana mesmo vi uma reportagem na TV,o tema: O salário de 70% dos brasileiros acaba muito antes do final do mês,tendo assim que recorrer a empréstimos,pedir dinheiro a parentes e amigos.
    Se fosse um cidadão de primeiro mundo falando mau do Japão,seria menos ridículo,mas um brasileiro...fala sério!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou falando mau do Japão, pelo contrário amo viver aqui! E a imagem não denigre nada em relação ao Japão. Mostra apenas o que quem nunca veio á esse país pensa como é e o que você realmente encontra aqui! A imagem que a tv e até mesmo a internet mostra é tecnologia vinda do Japão, a maioria das pessoas só lembram de Tokyo e suas tecnologias (primeira imagem) só que se você sair de Tokyo encontrará plantações (quando se chega no Japão já se avista da janela do avião). Segunda, muitas pessoas pensam que a dieta dos japoneses é peixe cru, o que é mentira, assim que cheguei comi um bento! Terceiro, antes mesmo de eu vir para o Japão me diziam "você está rica hein...só rico mora no Japão". E ainda pensam que eu fiquei rica trabalhando aqui. Se você não acompanha o blog, sugiro que passe á acompanhar e verá que eu comparo a realidade japonesa com a do Brasil e prefiro viver no Japão. Em momento algum falei mal do Japão! E se você acha que falei mal, por favor me mostre pois seus argumentos de nada me serviram visto que eu só mostrei algo que quem mora no Japão sabe que é a verdade. Acho que você só viu a imagem e não leu o que escrevi. Morei no RJ, cursei Serviço Social e vim para o Japão...chegando aqui descobri um mundo totalmente novo que a tv e internet não mostra que é o Japão rural. Veja minhas postagens sobre o local onde moro, sobre as críticas que faço em relação ao comercio e custo de vida dos dois países e depois fale se eu falo mal do Japão neste blog. Obrigada pelo seu comentário e volte mais vezes antes de tirar conclusões.

      Excluir
  4. Oi Diana! Em momento algum minha intenção foi direcionar à você o meu comentário,mas ao autor da foto.Quando ele diz: Como veem,Como pensam que é,Como me veem... Na realidade ele está mostrando dois padrões de vida existentes no Japão(e que são bem superiores aos do Brasil).O Japão é realmente da forma que a mídia mostra,como nas fotos da esquerda.A mídia é cruel mas,nesse caso ela não está mentindo,apenas mostrando o que surpreende o mundo,como as lindas grandes cidades Japonesas iluminadas a noite(Foto 1 da esquerda),Os lindos e criativos pratos da culinária japonesa(Foto 2 da esquerda),e a terceira foto da esquerda,na minha opinião também não vejo que a mídia exagera quando comenta sobre os salários dos brasileiros no Japão,se comparados ao dos brasileiros no Brasil.
    Concluindo: As fotos,tanto da esquerda quanto do direita são a realidade do Japão.Podem não ser a realidade de quem as criou.O fato por exemplo,de uma pessoa morar em uma zona rural no Japão,não significa que a primeira foto da esquerda seja uma fraude.O mesmo vale para as outras! Visitei seu blog ontem pela primeira vez e gostei muito do seu jeito de escrever.Não foi minha intenção criticar você.Adorei suas matérias!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação portanto não precisa enviar o mesmo comentário de novo. Só depois que eu liberar, seu comentário irá aparecer aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A Carioca por e-mail

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner