[ | terça-feira, 20 de dezembro de 2011 | | 41 comentários ]

Saudações leitores!

O Certificado de Elegibilidade emitido pela imigração japonesa foi um documento necessário para dar entrada no meu visto japonês de longa permanência.

Na primeira vez que meu marido deu entrada, foi negado e alegaram que não tínhamos enviado foto com data no rodapé e portanto não tínhamos como comprovar que namoramos.

Na segunda vez que demos entrada, enviamos fotos com data (para isso usei um programa que lê o exif da foto e acrescenta a data na foto), enviamos comprovantes de depósito bancários que meu marido fez para minha conta como manutenção familiar, enviamos comprovantes de que moramos juntos no Brasil e os documentos que a imigração pede (documentos exigidos quando se tira pela primeira vez: certidão de nascimento de ambos, certidão de casamento nosso e de casamento dos meus sogros, certidão de antecedentes criminais civil e federal, foto 3x4), após 3 meses conseguimos a elegibilidade. Nesta vez não foi preciso enviar a certidão de casamento dos meus sogros e nem a de nascimento do meu marido mas foi necessário tirar uma nova via da certidão de casamento nossa, da minha certidão de nascimento e dos antecedentes criminais.

Com a elegibilidade em mãos, demos entrada no visto no Consulado aqui no RJ e o visto ficou pronto em 1 semana. Mas nesse tempo fiquei na expectativa pois este documento não é garantia do visto sair, por isso enviamos todos os comprovantes de relacionamento afetivo junto com meu passaporte para dar entrada no visto. Já vi muitos casos de visto negado para filhos e esposas, mesmo com a elegibilidade. Quando o visto é negado, o consulado fica com a certidão de elegibilidade (eles não devolvem) e então é preciso fazer todo o processo de dar entrada no documento no Japão.

Minha saga de conseguir o visto e poder ir para perto do meu marido começou em Janeiro/2011 e terminou em Dezembro/2011. Aqui está a prova:

elegibilidade

Á esquerda é o famoso Certificado de Elegibilidade (zairyu shikaku nintei shomeisho) e á direita está o meu visto de 1 ano de permanência no Japão.

Estou muito feliz em poder estar perto do meu marido. O Japão é lindo e estando perto de quem se ama é mágico!

Você conseguiu sua elegibilidade logo na primeira vez?

____________________________________________________________________________

Como muitas pessoas vem procurando por este assunto:

Se sua elegibilidade foi negada, continue tentando até conseguir.

Documentos necessário para tirar a Elegibilidade pela primeira vez:
  •     RG (cópia do frente e verso autenticada);
  •     Certidão negativa de Antecedentes criminais Federal;
  •     Certidão negativa de Antecedentes criminais Civil;
  •     3 fotos em família ;
  •     2 fotos 3 x 4 com fundo branco
  •     Certidão de Nascimento (e traduzida para o nihongo)
  •     Certidão de Casamento (e traduzida para o nihongo)
  •     Certidão de Casamento dos pais dele (e traduzida para japonês)
  •     Certidão de Nascimento do pai dele (e traduzida para japonês)
  •     Cópia do meu Passaporte 
  •     Comprovante de que nos conhecemos (cartas, fotos, comprovante de depósito bancário etc)
  •     Documento que comprove descendência (koseki tohon por exemplo)
Todas essas certidões tem validade de 3 meses, ou seja você tem 3 meses á partir da data de emissão do documento para dar entrada na elegibilidade. Trocando em miúdos, você deve ir ou ligar para os departamentos responsáveis pela emissão de cada documento e pedir uma via de cada. Os documentos entregues na imigração (certidões) devem ser as originais. Se enviar apenas cópia, mesmo que seja autenticada, a imigração irá pedir as originais.

O que recomendo é deixar tudo nas mãos de um despachante que preencha os formulários e vá á imigração no seu lugar.

Depois de pronto, a Elegibilidade tem validade de 3 meses, ou seja você tem 3 meses para dar entrada no visto!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

41 comentários:

  1. caramba que luta diana! mas este seu visto é válido até quando? beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valido até dia 24 de dezembro de 2012, que é quando completa 1 ano que cheguei no Japão. O mais difícil foi a elegibilidade que pela imigração de Tokyo demora 3 meses pra ficar pronto e sabermos se foi aceito ou não, mas o visto no RJ demorou menos de 1 semana. Quando se chega na imigração do aeroporto japonês, a funcionária retira a Elegibilidade e carimba o passaporte. Foi a minha primeira viagem de avião mas me virei bem no inglês!

      Bjs

      Excluir
  2. Olá Diana, to passando pela mesma situação que a sua...minha elegibilidade saiu de primeira, agora to só anciosa torcendo que o visto seja concedido...foi vc que preencheu seu formulário??? nossa to uma pilha de nervoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu nem fui ao consulado, paguei á um despachante para fazer. Fiquei com medo de preencher o formulário então só assinei e enviei para a agência. Não foi preciso eu fazer entrevista mas enviei fotos com data, comprovante de que meu esposo me enviava dinheiro para manutenção...tipo todos os comprovantes que damos ao dar entrada na elegibilidade nós entregamos ao despachante para apresentar no consulado.
      Não sei se você fala japonês mas é bom falar pelo menos um pouco de inglês caso você venha sozinha. Eu vim só e me sai bem nas vezes em que me chamaram só pq falo inglês.
      Na imigração, em Nagoya, também foi tranquilo, pois só entreguei o passaporte e os papeis que preenchemos durante o voo. A funcionária me perguntou onde eu morava e só. Mas quando peguei as malas e passei pela alfandega, aí sim o funcionário me perguntou o que fui fazer no Japão. Daí só disse que estava visitando parentes ^^
      Seria bom que você pedisse á um funcionário da agencia de turismo para te enviar um modelo de como preencher o cartão de imigração e o de quarentena para que durante o voo você só copie. ^^
      Vai dar tudo certo!
      Bjs

      Excluir
  3. Obrigada pela resposta Diana, moro em Fortaleza e segunda feira ja to dando entrada no meu visto no consulado de Recife, na torcida pra que durante a semana seja liberado meu visto...se der tudo certo dia 8 embarco pra matar a saudade do maridão.. bjos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa estou neste dilema!!! Pois meu marido eh yonsei e estah lah ah 1a e 2 meses moramos juntos por 1 ano e depois nos casamos no cartorio 1 mes antes dele embarcar . E vou mexer com os doc's agora pra tentar ir. Mas não temos muitas fotos, e pouco depois que chegou lah teve aqle tissunami, onde ficou pior a crise no país, entaum vou tentar juntar o pouco que temos juntos , pra comprovar a nossa união, mas não tenho muitos depósitos pra comprovar que ele enviava dinheiro pra renda familiar, até pq não temos filhos e eu me viro bem com o que ganho neh. Qria saber qnto ele terá que gastar pra dar entrada no meu certificado de elegibilidade??? Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora em responder mas estava sem internet ^^

      Meu marido pagou ao despachante 80 mil yen, além disso gastamos para fazer alguns documentos (certidões etc), então ao todo foram mais de 100 mil yen.

      Obrigada pela visita!!

      Excluir
  5. oi diana, meu marido(moramos juntos nao somos casados) precisa renovar o visto dele em agosto deste ano.. e eu pretendia ir com ele para o japao para passarmos um ano ai.. tem como o irmao dele que esta ai requerer esta certidao por mim?? e por eu ter o passaporte vermelho tem algum jeito mais facil?? nos moramos juntos ja fazem 2 anos e namoramos a 6 anos.. tenho documentos que comprovem que moramos juntos... e fotos antigas tambem.. voce acha que eu consigo meu visto??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Desculpe a demora em responder mas estava acessando a net mais pelo telefone.
      Vou lhe ser sincera, é quase impossível a imigração liberar sem ser casada no papel. Para eles, esse tipo de união não é casamento. Mas não sei quanto ao seu caso por causa do seu passaporte. Só um despachante ou a própria imigração japonesa poderia tirar essa sua dúvida.

      Excluir
  6. Olá, queria tirar uma duvida com voce. Estou tirando minha elegibilidade, sou sansei e quero levar minha esposa junto. Já enviei meus documentos e da minha esposa pro meu primo no Japão, ele que vai dar entrada. Porém recentimente fui informado que pra minha esposa poder ir comigo só poderia dar entrada se fosse um tio(a)meu. Queria saber se essa informação procede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu sei é que para sansei e cônjuge precisa ser um parente mais próximo, se seu tio reside no Japão então seria ele. Mas mesmo sendo o marido dando entrada, a imigração tem negado a elegibilidade por falta de provas que comprovem a união (só a certidão de casamento não basta). Meu marido precisou dar entrada na minha elegibilidade 2 vezes para eu conseguir vir e o processo demora 3 meses para sair resultado.

      Excluir
    2. Eu já mandei fotos e certidão de casamento.O que voce me orientaria a mandar mais?

      OBS: voce teria facebook, Skype? pq eu e minha esposa queremos tirar algumas duvidas.

      Excluir
    3. Envia algo que comprove que vocês moram no mesmo endereço. Não sei como você escreveu como se conheceram mas é melhor detalhar bem pois algumas pessoas tiveram a elegibilidade negada só pq não detalharam. Se as fotos tiverem data é melhor. dianakagima é meu face.

      Excluir
  7. OLA DIANA SEU MARIDO E DE QUE GERAÇAO? ELE POSSUI VISTO PERMANENTE,E OS DOCUMENTOS JUNTADOS INCLUIRAM,KOSEKI,ATESTADO DOS AVOS DE CASAMENTO DA MAE E PAI DO SEU MARIDO, NASCIMENTOS DE TODOS ??????? AGRADEÇO A RESPOSTA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ele é sansei e não possui visto permanente. Precisou do koseki, certidão de casamento dos pais dele e de nascimento dele. Além dos nossos documentos.

      Excluir
    2. Ahhh precisou da certidão de nascimento do pai dele pq é o descendente de japonês.

      Excluir
  8. Olá sou casada a 9 anos com nissey era qndo fui ai Japao foi c meu ex marido mas chegando lá em 2 anos nos separamos ai dps de 6 meses conheci meu atual marido que sou casada 9 anos vim p Brasil assina divorcio faltando 5 meses p termino visto meu ex marido casei c meu atual e voltei c visto ainda do ex chegando tirei visto c meu atual marido deu td certo renovei td ok ai demos entrada visto permanente que saiu tbm ai viemos embora p brasonem 2009 venceu nosso visto permanent no começo de 2012 .So que no final de 2012 meu marido resolveu volta p Japao ele tirou visto em 3 dias isso no Paraná Eu preciso certificado elegibilidade pk sou esposa de nissey ai pegou os 3 holerite em fevereiro já deu entrada me diz c td essa história consigo tira mha elegibilidade e quanto tempo a empreiteira dele tbm vai me admiti ele pegou a carta da empreiteira me chamando p emprego será que leva. Quanto tempo isso em tokio aguardo resposta pk já faz 4 meses e estou doida de saudades do meu marido obrigado aguardo resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em média demora 3 meses para sair o resultado da elegibilidade. E a empreiteira te admite se houver vaga de emprego.

      Excluir
  9. Preciso ter quanto tempo de casada para poder ir para o japão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após o casamento é aconselhável morar com o cônjuge por no mínimo 6 meses.

      Excluir
  10. Olá Diana, boa noite!
    Gostaria de saber o seguinte.
    Gostaria de esta indo ao Japão a trabalho e estudo.
    Compreendo o idioma: leitura,escrita e fala.
    Eu não possuo descendência japonesa.
    Tenho amigos que moram por lá, mas o meu maior contato é com minha amiga, nos conhecemos a mais de um ano.
    Ela poderia tirar o certificado de elegibilidade para mim?
    Quais os passos que ela teria que tomar por lá e eu por aqui para providenciar um visto de permanecia?
    Ela me propôs a ideia de casarmos, isso seria bom? ajudaria?
    Agradeço pela atenção.
    Abraços
    Michel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O certificado é tipo um comprovante que você pode tirar o visto de longa permanência pois tem parentes japoneses, tem sangue japonês. Ou seja, ela não pode tirar isso para você. Se vocês se casarem ela tem que morar com você, no Brasil, por no mínimo 6 meses porém a imigração tem negado muitas elegibilidade por suspeita de casamento falso. O mais indicado seria você tentar uma bolsa de estudos aqui no Japão, no site do consulado japonês tem mais informações.

      Excluir
    2. Compreendo Diana, é um caso meio complicado de se tratar.
      Eu estive a olhar as oportunidade de bolsa, mas acho que todas elas estão fora do meu perfil, uma vez visto que ha criterios, como idade e cursos em andamento por aqui. Uhm, estou perdido.

      Excluir
  11. Olá Diana, tudo bem? Meu marido é sansei e tem visto permanente de 3 anos, nos casamos e depois de mais de 1 ano de casados decidimos ir para o japao, como ele tem o visto permanente pediram esse tal de certificado, e nao tendo nenhum parente no nihon ele teve que ir para tirar, ele foi dia 21/03. A agencia nos informou que mesmo ele tirando o certificado temos que esperar 3 meses de holerite para eu poder ir, com você foi assim tambem?? Temos muitas provas de convivencia, correspondencias no mesmo endereço, fotos, album de casamento... mas mesmo assim tenho medo que algo possa dar errado. A agencia me prometeu que em julho eu ja estarei embarcando, mas nao estou muito confiante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ele deu entrada na elegibilidade? Sabe pq pergunto, pq como você vai ser dependente dele, ele precisa comprovar que ganha o suficiente para sustentar a família senão a elegibilidade será negada. A agência não pode prometer nada já que nunca se sabe o que se passa pela imigração e mesmo que para nós tudo esteja certo eles reclamam de algo...ou que a história de como se conheceram não está bem contada, ou falta de datas em fotos, ou o salário que é baixo...tudo isso é motivo para negarem. Mesmo assim tenha fé de que tudo dará certo.

      Excluir
    2. Entao, ele ainda nao deu entrada pois está atualizando os documentos dele. Ele pode dar entrada na elegibilidade antes de receber o primeiro holerite? Ah espero que de tudo certo!

      Excluir
    3. Ele não pode dar entrada sem ter o holerite pois é obrigatório comprovar que pode sustentar á ele e á você. Se der entrada sem holerite a elegibilidade será negada.

      Excluir
  12. Vc Sb alguma pessoa que tirou elegibilidade na província de saitama quanto tempo ta saindo meu marido deu entrada em Fev c tds os doc do que a agencia pediu p ta levando td mês seu holerite sendo que já deu os 3 ele nissey moramos no Japao eu e ele tinha visto permanente do que venceu Janeiro do ano passado sumosa casados a 10 anos c tds as fotos desde de namoro e convivência c familia e casamento será que precisa leva td mês holerites já vai leva o 5 holerite aguardo e qnto tempo obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente demora 3 meses mas depende do caso.

      Excluir
  13. Diana, tudo bem? Você pode me ajudar? Estas fotos que você enviou, podem ser mandadas num cd ou devem ser impressas?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Ola, Diana...Vi pelos seus comentários que vc esta bem informado sobre certificado de elegibilidade, pesquisando um pouco a respeito li um artigo no ipcdigital que ha mais de 27 tipos de certificados. Bom eu sou casado com descendente ha 8 anos e queremos ir para o japão sendo ela e yonsei, sei que a legislação não permite a entrada da 4 geração. Porem ha muitos parentes com mais de 10 anos de japão,pelo que vc já passou e já viu ha alguma possibilidade??

    Luiz

    Desde já Grato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu moro no Japão há menos de 2 anos e sei sobre o certificado por experiencia própria e de amigos. Pelo que meu marido diz, e ele mora no Japão há mais de 20 anos, a quarta geração que está no Brasil dificilmente consegue o visto(mesmo que seja um filho e o pai esteja no Japão).

      Excluir
  15. Oi Diana, meu marido deu entrada no certificado de elegibilidade no japão dia 03 de julho, na segunda semana mandaram uma carta para ele pedindo que ele especificasse o que ficou fazendo no tempo em que ele morou no brasil, ele já respondeu a carta e agora estamos na ansiedade, será que vai demorar muito?? Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá Diana td bem? meu caso foi o seguinte meu marido deu entrada no certificado de elegibilidade dia 23 de junho ja saiu dia 12 de agosto graças a DEUS saiu de primeira estou esperando ele mandar pra mim os documentos e levar pra SP pra dar entrada no visto ,vc acha que vai sair rapido o visto o que vc me aconselha a levar desde de ja agradeço estou super ansiosa bjs

    ResponderExcluir
  17. oi Diana td bem meu marido mora no japao a 20 anos ele deu entrada no atestado de elegibilidade dia 23 de junho e ja saiu dia 12 de agosto ,so estou esperando ele mandar pra mim pra eu ir pra SP dar entrada no visto o que vc aconselha que eu mande de documentos ? estou super ansiosa desde de ja obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quando dei entrada no visto, além dos documentos exigidos para o visto, eu enviei os exigidos na elegibilidade (foto, holerite etc). Em São Paulo demora um pouco pq a demanda é maior.

      Excluir
  18. Beatriz Mazaro Hirano25 de agosto de 2013 21:28

    Saiuuu, finalmente meu certificado saiu, 1 mes e 20 dias depois do meu marido dar entrada!! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo você estará do lado de cá! Boa sorte! Boa viagem!

      Excluir
  19. Ola diana
    sou a yonsei estou com meu namorado a 3 anos e temos uma filha de 1 ano e 3 meses, estamos indo nos casar esse ano e estamos querendo ir para o japao a trabalho, sera possivel? Tenho tios e primos la. Obrigada

    ResponderExcluir

Os comentários passam por moderação portanto não precisa enviar o mesmo comentário de novo. Só depois que eu liberar, seu comentário irá aparecer aqui.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

A Carioca por e-mail

Digite seu e-mail:

Delivered by FeedBurner